sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A Campanha Midiática Contra a Coreia do Norte Prossegue



A Campanha Midiática Contra a Coreia do Norte Prossegue

Por Ícaro Leal Alves

Kim Jung-un atual secretário geral do Partido do Trabalho da Coreia


A campanha da imprensa contra a Coreia do Norte (República Popular Democrática da Coreia) continua. Vejam essa reportagem de O Estadão:

“Novas fotos do ditador norte-coreano Kim Jong-un durante uma reunião de trabalho chamaram atenção por uma ‘raridade’ no país: um smartphone. O telefone usado por Kim seria um modelo fabricado em Taiwan. No começo do ano, o líder deu ordens para que os norte-coreanos que forem flagrados com telefones contrabandeados de outros países sejam fuzilados.” (ESTADÃO, 07/02/2013 - http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,kim-jong-un-aparece-com-um-smartphone-,993984,0.htm)

Acontece que em outra reportagem mais antiga de outro órgão jornalístico podemos encontra a seguinte informação; “A Coreia do Norte conta com mais de 1,5 milhões de utilizadores de telemóveis, número que traduz um crescimento superior a 50 % face aos 950 mil registados no final do ano passado, informou hoje o diário sul-coreano Chosun Ilbo.” (EXPRESSO, 21/11/2012 - http://expresso.sapo.pt/utilizadores-de-telemoveis-na-coreia-do-norte-aumentam-mais-de-50--num-ano=f768482)

O mais interessante. Ficamos sabendo na mesma reportagem que “Em virtude de um acordo com o governo da Coreia do Norte, a Orascom [grupo egípcio de telecomunicações] presta serviços de telecomunicações móveis com serviços 3G desde 2008 através da empresa conjunta Koryolink.” (EXPRESSO, 21/11/2012 - http://expresso.sapo.pt/utilizadores-de-telemoveis-na-coreia-do-norte-aumentam-mais-de-50--num-ano=f768482)

Ou seja, na Coreia do Norte não só não é proibido o uso de telefones moveis estrangeiros como o grupo responsável pela distribuição de telefones naquele país é também estrangeiro.

O site de Noticias terra, que também noticiou o fato – e também apresentou uma serie de especulações contra o governo norte-coreano –, não fez qualquer menção a ameaças de fuzilamentos, como também informou que a empresa taiwanesa que produz os smartphones não quis identificar o aparelho, sendo a “confirmação” da marca do produto especulação do governo de Seul. (Tecnologia.Terra, 5/02/2013 - http://tecnologia.terra.com.br/kim-jong-un-e-o-misterioso-smartphone,b797b1fb8cd9c310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html)

Um órgão de imprensa português, que recentemente noticiou falácias sobre o canibalismo generalizado devido à fome na Coreia do Norte, O Diário de Notícias, conseguiu ser mais objetivo que o Estadão, noticiando simplesmente; “A imprensa sul-coreana especula sobre qual seria a marca do aparelho, pois alguns dos possíveis fabricantes são empresas de países sem relações com Pyongyang. Para alguns meios de comunicação trata-se de um Samsung, outros dizem ser um HTC (de Taiwan) e para outros seria um iPhone da norte-americana Apple.” (Diário de Notícias, 05/02/2013 - http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3035352&seccao=%C1sia)

Na mesma reportagem de O DN, encontramos uma informação que arranca algumas gargalhadas. A saber, “Os serviços secretos da Coreia do Sul também concluíram que seria mais provável ser da marca taiwanesa”. É possível um maior atestado da falta de argumentos dos governantes do sul do que a necessidade de seus serviços secretos investigarem a marca do aparelho telefônico do líder do governo do norte?

Logo em seguida o mesmo site reiterou a informação já mencionada. “A HTC, por sua vez, recusou-se a confirmar que seria um dos seus aparelhos”.

Um comentário:

  1. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rtTGAg5gUyw

    . . .

    http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/restos-mortais-de-soldados-dos-eua-foram-enterrados-em-aterro-se/n1597402266490.html

    . . .

    Quem pensa que os EUA são um paraíso, deveria ir passar uns tempos lá, para ver de fato como realmente é. Concorda comigo? Vamos ler dez fatos chocantes que pouca gente sabe, sobre os Estados Unidos da América:
    01. Entre 1890 e 2012, os EUA invadiram ou bombardearam 149 países.
    02. 22% das crianças estadunidenses vivem abaixo do limiar da pobreza.
    03. O preço médio de uma licenciatura numa universidade pública é 80 mil dólares.
    04. Há mais norte-americanos que acreditam no diabo do que os que acreditam em Darwin.
    05. O único país que teve a crueldade de destruir outro com bombas atômicas: Estados Unidos.
    06. Os EUA são o único país da OCDE que não oferece qualquer tipo de subsídio de maternidade.
    07. País tem a maior população prisional do mundo. Em cada 100 norte-americanos, um está preso.
    08. 125 estadunidenses morrem todos os dias por não poderem pagar qualquer tipo de plano de saúde.
    09. Os EUA são o país do mundo com mais armas: para cada dez estadunidenses, há nove armas de fogo.
    10. Os EUA foram fundados sobre o genocídio de 10 milhões de nativos. Só entre 1940 e 1980, 40% de todas as mulheres em reservas índias foram esterilizadas contra sua vontade pelo governo estadunidense.

    FONTE:

    http://operamundi.uol.com.br/conteudo/opiniao/22466/dez+fatos+chocantes+sobre+os+estados+unidos.shtml

    ResponderExcluir